Na tarde da última quarta-feira, 16 de abril, a ACISAP esteve presente no gabinete do Prefeito Rodrigo Massulo para tratar de pautas relevantes para o desenvolvimento da cidade e atender às demandas dos associados.
Entre os assuntos abordados, destacou-se a finalização das obras do Centro, com previsão de conclusão até o final de maio, segundo o prefeito.
Outro ponto importante levantado pelo presidente da ACISAP, Paulo José de Moraes Barros, foi o trânsito urbano, especialmente a falta de consciência em relação ao estacionamento. Muitos comerciantes têm relatado dificuldades no acesso dos clientes ao estacionamento. Entre as sugestões apresentadas, estão a implantação de estacionamento oblíquo na Rua Major João Villa Verde e a demarcação de vagas com pintura de solo.
Na pauta da segurança pública, foi solicitado o reforço do efetivo da Brigada Militar e da Polícia Civil, e mais abordagens de veículos e transeuntes nas ruas. Além da possível implementação de uma Guarda Municipal. O prefeito mencionou um projeto futuro para a criação de uma Secretaria Municipal de Segurança Pública, bem como a recente aquisição de uma viatura para a Brigada Militar, mesmo sendo responsabilidade do Estado. Foi sugerido uma reunião com a Brigada Militar, Polícia Civil, ACISAP e Prefeitura para apontar os problemas e soluções sobre a demanda de segurança no município.
Outra sugestão apresentada pela gerente administrativa da ACISAP, Maria Beatriz Marques, foi a instalação de um posto da Polícia Rodoviária Estadual na cidade, com o objetivo de reforçar o controle de entrada e saída de pessoas, aumentando a segurança.
Também foi discutida a criação de uma Escola Técnica Profissionalizante, oferecendo oportunidades de qualificação para os jovens. O secretário de Educação, João Luz, informou que atualmente o polo de Santo Antônio da Patrulha oferece cursos como Desenho Técnico, Mecatrônica e Gestão de Pessoas, com cerca de 680 alunos. Ele destacou ainda que está visitando as 26 escolas do município para conhecer de perto a realidade da educação local — até abril, já visitou 11 delas. Um ponto importante levantado foi o desconhecimento dos alunos sobre a existência da FURG na cidade, sugerindo-se visitas guiadas à instituição como solução.
O presidente da ACISAP também destacou o projeto do Lar Oscar Vargas e Luzia Catarina, liderado por Mara Catelli e Ana Clara Maciel, que busca recursos para a ampliação da estrutura e aumento do número de vagas para idosos que estão na fila de espera. O Prefeito Rodrigo Massulo se comprometeu a apoiar a causa e buscar soluções viáveis.
Encerrando a reunião, foi apresentada a proposta de uma parceria entre Sicredi, ACISAP e FENACAN durante o evento Fenacan, com a presença de um ônibus do Sicredi para troca de informações e networking com os empresários da cidade.
A ACISAP foi representada pelo presidente Paulo José de Moraes Barros, pela coordenadora do Núcleo da Mulher, Alice Knop, e pela secretária administrativa, Maria Beatriz Marques.
Também participaram da reunião o secretário da Educação, João Luz, o prefeito Rodrigo Massulo, Ana Clara Maciel, Mara Catelli, Lena e Luma Fernandes representando o Lar Oscar Vargas, e Carlos Henrique Cirio Ortnau, representando a empresa Traçando Caminhos.
|