Notícias

05/12/2013 Audiência Pública discute industrialização de Santo Antônio
A Câmara de Vereadores de Santo Antônio da Patrulha recebeu, na última quinta (5/12), audiência pública da Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa. O ato, idealizado pelo vereador Mauro Marreta (PT), foi conduzido pelo presidente da Comissão, deputado estadual Daniel Bordignon. Com presença massiva de diversos empresários dos setores metal mecânico, imobiliário e alimentíciodo município, o debate abrangeu os entraves à indústria e as alternativas para contorná-los e fomentar o crescimento de Santo Antônio da Patrulha.

Marreta enfatizou a necessidadede discutir os problemas que impedem um maior desenvolvimento do setor industrial em Santo Antônio, dando destaque a importância da participação de Bordignon nesse debate. “Temos que tomar experiências bem sucedidas em outros lugares como exemplo. E a forma como o Bordignon trabalhou para a criação do polo automotivo em Gravataí, quando lá foi prefeito, é uma dessas experiências bem sucedidas nas quais temos que nos espelhar. Então, certamente ainda vamos colher muitos frutos desta parceria com o deputado”, valorizou o vereador.

Bordignon por sua vez, se colocou a disposição dos empresários patrulhenses e explicou a importância da Comissão que preside. “A Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável é a mais importante de todas, pois sem desenvolvimento não há arrecadação de impostos. E sem os impostos não há solução para nada. Não há como falar em resolver problemas da educação, da saúde, das estradas sem crescimento econômico. Isso é elementar”, afirmou ele.

O Presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Santo Antônio da Patrulha (ACISAP), Rafael Hnszel, reafirmou a importância do trabalho conjunto com a Câmara. “Agradeço especialmente ao vereador Marreta, que tem sido um grande parceiro da entidade. Tenho certeza que podemos avançar muito juntos, em parcerias público-privadas como essa. Porque quando esses dois setores dão as mãos e buscam objetivos em comum, os resultados são muito mais facilmente atingidos”, salientou Hnszel.

Questões
Vários problemas a serem resolvidos e sugestões foram apontadas pelos empresários presentes. Dentre elas estão às dificuldades para emissão da licença ambiental junto a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), a possibilidade de criação de uma Secretaria Municipal de Indústria e Comércio e um maior incentivo à produção local de derivados da cana, como rapadura, cachaça e açúcar mascavo.

Sobre o açúcar, Bordignon chamou a atenção ao trabalho que vem fazendo junto ao vereador Marreta desde o início do ano visando reduzir a tributação sobre o produto. “Tivemos duas audiências com o secretário da fazenda sobre esse assunto.Agora, nossa assessoria está elaborando um projeto sobre a questão da tributação do açúcar mascavo e, inclusive, já conversamos com o governador Tarso Genro, que sabe e se preocupa bastante com o assunto”, lembrou o deputado.

Ao final da audiência, Marreta ressaltou a importância do debate e da união para o fomento à indústria em Santo Antônio. “Temos que nos organizar mais e sermos parceiros. Porque enquanto houver parceria, nosso objetivo será um só: o crescimento de nossa cidade. É para isso que estamos aqui, nos colocando à disposição dos senhores. Esta é a hora e o momento de Santo Antônio da Patrulha e temos que deixar as questões ideológicas de lado se queremos o melhor para nosso município. Vamos para frente que temos tudo para vencer”, concluiu o vereador.

O evento ainda contou com a presença do deputado estadual Mano Changes, do prefeito Paulo Bier, do representante da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), Diogo Machado Nunes, da titular da 11ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Mônica Huegel, da Coordenadora do Polo Universitário, DilceEclai de Vargas Gil Vicente, além de vários empresários e lideranças locais.