Currículo Prof. Dr. Dado Schneider
Graduado em Comunicação e Pós Graduado em Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Mestre e Doutor em Comunicação pela PUC/RS.
Criador da marca Claro. Professor da ESPM Sul e da HSM Educação.
35 anos de experiência como executivo de grandes empresas como DM9, RBS, Ogilvy, entre outras.
Criador da “Palestra Muda”, que vem surpreendendo no Brasil: “O Mundo Muda. A Palestra Muda”.
Palestrante aclamado na CampusParty Brasil 2014.
PALESTRAS - BREVE COMENTÁRIO SOBRE AS PALESTRAS:
Acredito em Motivação somente se ela vem através do Conhecimento. Quando alguém faz uma performance no palco ou pede para as pessoas pularem, dançarem ou se tocarem, pode até agradar a platéia naquele determinado momento, mas nada garante que os conceitos fiquem fixados na mente ou que possam motivar alguém a mudar ou a tomar alguma atitude. Em muitos casos, terminada a palestra, as pessoas vão para casa devidamente entretidas, mas continuam a realizar o seu trabalho de sempre. Eu acredito em possíveis mudanças de posturas e atitudes através de Transmissão de Conteúdo, pois o aprendizado é que leva à Motivação. Essa é a minha experiência.
Sobre o quanto as mudanças constantes verificadas na sociedade vêm influenciando e modificando o comportamento do consumidor:
QUEM NÃO SE COMUNICA SE COMPLICA
Muitas vezes, quem trabalha na área de Marketing desconhece a força e a eficácia da Comunicação. Pois esta é uma área altamente especializada que, ao contrário de outras, pode ser exercida por pessoas sem a devida formação universitária, o que concorre para que não seja encarada como uma atividade de “1ª classe". Não raramente, as decisões acerca de Comunicação dentro das organizações são baseadas apenas em "achismos", o que colabora para que esta atividade acabe não conseguindo gerar os resultados que poderia alcançar se fosse praticada com rigor profissional. Então, como sensibilizar a cúpula das organizações e os tomadores de decisão para a importância da Comunicação?
Sobre o quanto a Força de Vendas precisa compreender que o Século XX já acabou e que o vendedor moderno precisa de INFORMAÇÃO:
A ERA DO FICAR
As profundas mudanças nos mercados condicionaram novos comportamentos. Num passado bem recente, éramos educados para formar vínculos: hoje, somos estimulados apenas a “FICAR”. Ou seja, antes, namorávamos e casávamos com pessoas, marcas, produtos e empresas; hoje, apenas “ficamos”, pois há excesso de oferta, excesso de opções e excesso de estímulos - os quais nos confundem sobremaneira, a ponto de subverterem nossa escala de valores... E, no meio deste turbilhão, surge a necessidade de “FIDELIZAÇÃO" (o maior desafio do Marketing moderno), mas isso é quase impossível... O que fazer, então?
Sobre o quanto se tornou difícil, nos dias de hoje, a formação de profissionais “à la antiga” - aqueles que trabalham com espírito coletivo, que “seguram as pontas” e que se queixam pouco (ou nada):
AMÁLGAMA
Este tema é novo e tem sido muito solicitado, em função de uma profunda transformação de comportamento verificada nas organizações. Comprometimento, por exemplo, é mercadoria rara; trabalho em equipe, idem-sem se falar na generalizada crise
de liderança. E o título é uma referência àquele material utilizado para obturar dentes – o qual tem uma “liga” quase impossível de se encontrar numa organização, por exemplo, nos dias de hoje... Então, como despertar esse sentimento numa equipe?
Sobre o quanto as mudanças no mercado tornaram necessário um novo pensar (e um novo agir) para o Marketing:
TIRANDO O MOFO DO MARKETING
Os princípios básicos do Marketing são eternos, mas vem aumentando tanto a velocidade das mudanças na sociedade que é necessária uma nova mentalidade – e também uma nova prática. Executivos encastelados produzem cada vez mais estratégias distantes do que seus mercados necessitam e essa miopia se deve, em parte, a conceitos enlatados que é disseminado sem o devido "filtro" cultural brasileiro. E a utilização provocativa da palavra "mofo" é justamente para servir de alerta a empresários e executivos que lidam diariamente com um consumidor cada vez mais exigente, propenso a infidelidade e dono de seu destino - ou melhor, do destino de seus recursos. O que fazer, então?
Sobre o quanto se tornou necessário reaprender a trabalhar para se poder encarar os novos desafios de um mercado cada vez mais competitivo:
REAPRENDENDO A TRABALHAR
As empresas mudaram demais: 1) profissionais experientes estão sendo aposentados precocemente, dando lugar a outros muito mais jovens (alguns, inclusive, com pósgraduação, mas com pouca vivência); 2) o fascínio exercido pelas novas tecnologias está colocando o e-mail como pilar das relações entre colegas de trabalho, decretando o fim do "conversando (ao vivo) é que se entende" - resultando em falta de comunicação e em muito re-trabalho; 3) o frenesi por downsizing e reengenharia derrubaram as paredes físicas entre os departamentos da empresa, mas não os muros remanescentes nas cabeças dos funcionários... E soma-se a tudo isso uma brutal crise de liderança! O que fazer, então?
Sobre o quanto a força e a eficácia da Comunicação são bastante desconhecidas por parte de empresários e executivos da alta cúpula:
VENDAS NO SÉCULO XXI: MUDAR OU MORRER
Conscientização para equipes comerciais poderem entender o que se passa atualmente, pontuada por muitas dicas para quem pretende ser (ou continuar sendo) um excelente vendedor sintonizado com os desafios deste novo século. É uma “chacoalhada” em quem acha que pode vencer utilizando somente a experiência, as ferramentas e os conhecimentos adquiridos no século XX... Pois, hoje, é preciso muito mais: um vendedor de sucesso precisa de confiança, garra, conhecimento, informação de mercado, atualização técnica, senso coletivo e muitos outros atributos... E como se pode desenvolver isso, então?
Sobre o quanto é raro se encontrar quem possa liderar pessoas, já que o ato de liderar saiu de uma postura de “coação” (YANG, do século passado), para uma de “adesão” (mais “YING”, bem atual):
A MODERNA LIDERANÇA POR ADESÃO
Mais complexo do que compreender as mudanças que vêm em ritmo frenético é decifrar o que motiva o que causa admiração e o que desperta respeito numa equipe, pois esses são os requisitos fundamentais que um líder moderno precisa desenvolver nos dias de hoje. Então, como conseguir isso?
Sobre o quanto as mudanças constantes verificadas na sociedade vêm criando uma atmosfera de competição agressiva e permanente:
COMPETIÇÃO DESENFREADA
Quanto mais opções em cada categoria de produto/serviço, maior a competitividade. Quanto mais o consumidor se sente poderoso para escolher o que bem entender, pior para quem está disputando mercado com muitos competidores. Quanto mais a competição fica desenfreada, maiores riscos de disputar mercado em um ambiente antiético - ou, ainda pior, aético. As estratégias de Marketing, diante de um cenário assim, vêm-se transformando a ponto de muitos profissionais não conseguirem entendê-las, nem acompanhá-las.
ATITUDE INOVADORA E INOVAÇÃO AO ALCANCE DE TODOS
PROGRAMA:
- Inovação é uma boa ideia que é colocada em prática
- Todas as pessoas podem ser criativas e inovadoras: basta querer e ter disciplina
- O perfil da pessoa inovadora: características, dicas práticas e o que evitar
- Posturas destrutivas que impedem a Inovação: como detectá-las e evitá-las
- Com espalhar o saudável “Vírus da Inovação” por todos os escalões da empresa
A PALESTRA MUDA
A Palestra Muda é uma ideia que tive na virada do século. Como professor e palestrante àquela época, eu sentia cada vez mais dificuldade em atrair a atenção da plateia, pois o nível de dispersão aumentava. Apesar de ser dinâmico e criativo ao expor minhas ideias, eu também notava que agradava na hora, mas, como quase ninguém mais anotava o que eu falava, pouco ficava nas mentes no dia seguinte. E essa inquietação me fez desenvolver novas técnicas e novas plataformas.
Minha Palestra Muda, que faz tanto sucesso hoje, é fruto de muitas tentativas que vim fazendo nesta última década no sentido de reduzir a dispersão para obter o máximo de atenção. E, como já mesmo pude comprovar, o que fica nas mentes no dia seguinte é muito mais do que uma simples exposição tradicional, seja aula ou palestra.
Como a música é tocada num volume alto e as frases se sucedem como que se fosse uma pessoa falando em linguagem coloquial, a mistura de som e texto inteligente (e divertido) faz com que todos prestem muito mais atenção. E a seleção musical, além de privilegiar o que está bombando no momento, faz associações com o tema. É o caso de "Poker Face", de Lady Gaga, que é utilizada quando falo de dissimulação e falsidade, tão em voga hoje...
Essa técnica permite que qualquer assunto seja incluído, o que me dá bastante
flexibilidade para mudar o tema, mantendo o impacto. Já fiz "O Mundo Muda. A Palestra Muda." para falar de comportamento de forma mais ampla, abordando as mudanças de nossa era; também já fiz "O Consumidor Muda. A Palestra Muda." para centralizar o foco em marketing; como também já fiz, em maior número, "A Venda Muda. A Palestra Muda." para encontros com equipes de vendas.
Mas a Palestra Muda já está sendo sofisticada: estou desenvolvendo recursos de coreografia e cenografia para as próximas edições em público e espero poder ser bastante procurado para as apresentações "in company", pois posso customizar a trilha sonora de acordo com o briefing específico de cada cliente.
DIGIRIATRIA-SEREMOS TODOS VELHOS DIGITAIS
Essa palestra aborda com senso de humor as mudanças nos últimos anos com os novos conceitos digitais e a necessidade de nos adequarmos independente da idade.
|