Ocorreu no dia 09 de setembro de 2014, na sala Mara Lúcia Cardozo sede social ACISAP, reunião da Associação dos Ateliês de Calçados de Santo Antônio com a presença de Rafael Hnszel presidente da ACISAP, Josélia secretária de Educação e Jacira secretária de Saúde. Vários foram os assuntos de pauta: primeiramente a secretária Jacira comunicou à classe que já está sendo organizada agenda especial para disponibilizar que uma Unidade Móvel com enfermeira, médico e dentista vá até as empresas e realize atendimentos, principalmente preventivos (câncer mama e próstata). Atualmente a rede municipal de saúde conta com mais de 40 médicos e, com objetivo de facilitar atendimentos que realmente não podem ser realizados em unidade móvel a secretária colocou à disposição contato direto com sua assessora para que o agendamento seja realizado sem prejudicar o funcionário e a empresa, pois dessa maneira não será necessário perder turno de serviço para realizar marcação. Questionada quanto à emissão volumosa de atestados médicos Jacira participou que foi realizada reunião com a equipe médica para passar orientações e, que estes por sua vez comprometeram-se em ser mais criteriosos. Jacira aproveitou a oportunidade para colocar um pouco da atual situação da saúde no município: para as gestantes está sendo disponibilizado número direto para agendar consultas e exames, inclusive laboratoriais; as pacientes que não conseguem comparecer nos horários agendados por dificuldades financeiras de transportes receberão quantidade de passagens necessárias de acordo com o número de vezes que deverão consultar. Está sendo realizado atendimento de Fisioterapia Domiciliar, no qual o profissional vai até a residência, não comprometendo o uso de ambulância no transporte de pacientes e poupando os mesmos do desgaste de locomoção. Quanto à especialidade de Oftalmologia será construído um complexo junto ao Hospital Municipal que servirá de centro de referência aos municípios vizinhos, inclusive com especialização em oftalmologia infantil.
Já na área da educação a secretária Josélia se fez presente com o objetivo de esclarecer quais as providências estão sendo tomadas na questão de vagas nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI). A secretária garantiu que mediante prévia reivindicação por parte da categoria será imediatamente disponibilizada vaga na rede municipal ou particular por meio de compras de vagas pela Prefeitura Municipal, assegurando assim que ao término da licença-maternidade a funcionária retorne para o atelier e permaneça colaborando para o crescimento da empresa. Alguns empresários questionaram sobre a questão da suspensão de atendimento nas EMEI’s quando os professores participam dos cursos de Formação Continuada e, Josélia informou que devido ao grande número de crianças atendidas é obrigatório que tenham sempre duas profissionais acompanhado cada determinado grupo de alunos, impossibilitando a realização de rodízio na participação dessas formações. A secretária esta buscando realizar a Formação Continuada no turno da noite, mas nem sempre será possível visto que é direito dos professores participarem das qualificações exigidas pelo plano municipal de carreira no mesmo turno em que trabalham, caso contrário é obrigatório pagamento de hora-extra. Josélia destacou o ótimo atendimento que o município recebe das EMEI’s, já que a lei exige que para satisfazer a necessidade da comunidade as escolas deveriam atender sete horas por dia, mas em Santo Antônio elas atendem doze horas por dia, oportunizando que as crianças estejam muito bem amparadas enquanto os pais estão no trabalho. Outra reivindicação da Associação dos Ateliês é sobre as férias das professoras, durante o mês de janeiro, situação que faz funcionários faltarem por não ter com que deixar seus filhos e, alguns que acabam deixando filhos de 2 ou 3 anos com irmãos de apenas 7 ou 8 anos, tendo que ser dispensado no meio de seu turno para ver como as crianças estão...Josélia se colocou à disposição para receber sugestões de como essa situação poderia ser contornada, para os funcionários que realmente comprovarem que não tem com quem deixar seu filhos será disponibilizada vaga em escola particular nesse período de férias, não prejudicando assim o funcionamento dos ateliês. Está previsto para o ano de 2015 a construção de um novo prédio na localidade de Monjolo, nesta unidade inicialmente serão disponibilizadas 50 vagas.
O porta voz da Associação dos Ateliês, Paulo César agradeceu imensamente às secretárias pela presença e informações esclarecedoras que lhes foram apresentadas e direcionou a pauta para próximo item: possibilidade de a categoria receber da Prefeitura Municipal incentivo financeiro. A solicitação já está em análise no setor jurídico da prefeitura e os contatos para que seja estabelecido um convênio para esse repasse tem sido constante, alguns ateliês inclusive receberam a visita da procuradora do município, com objetivo de conhecer a realidade da categoria e elaborar uma lei sólida que sirva de base para o crescimento das empresas envolvidas. Paulo César falou da importância da categoria integrar-se ao quadro associativo da ACISAP, já que os envolvidos na elaboração do plano de trabalho são unânimes em sugerir que a entidade seja gestora do Convênio. Depois que o convênio estiver assinado fica sob inteira responsabilidade da ACISAP o repasse dos valores e posterior prestação de contas às partes.
O presidente Rafael Hnszel e a secretária-executiva Maria Beatriz Marques apresentaram a história da ACISAP, os serviços e benefícios que atualmente são oferecidos. Rafael parabenizou pela união da categoria em organizarem-se e juntos lutarem em prol do crescimento de todos, e deixou claro que o que estiver dentro das possibilidades a entidade estará à disposição para contribuir.
|