Notícias
Encontro debateu a relação entre educação, crescimento e desenvolvimento.

05/05/2015 3º Encontro sobre o Estudo do Perfil Socioeconômico de Santo Antônio da Patrulha
Conhecer a realidade social da comunidade de Santo Antônio da Patrulha, inserir os gestores locais neste debate, com isso, identificar o grau de desenvolvimento local. Com este objetivo em mente, a Associação Comercial Industrial e de serviços e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Santo Antônio da Patrulha em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande - FURG - Polo SAP, iniciaram o Estudo do Perfil Sócio Econômico da cidade.

O estudo será realizado a fim de identificar o grau de desenvolvimento local, e a partir dos resultados desse estudo, criar e iniciar o Planejamento Situacional, onde ferramentas de desenvolvimento possam ser exercitadas pelo nosso município.

As reuniões estão sendo realizadas quinzenalmente na sala Maria Lúcia Cardozo, sede da ACISAP, e coordenadas pelo professor da FURG, Carlos Honorato Schuch Santos. Durante os encontros, são abordados os principais temas e conceitos sobre o assunto, a fim de torná-los não só participantes, mas também atores no Planejamento Situacional.

Na segunda-feira, dia 4 de maio, o 3º encontro abordou a educação enquanto potencialidade no desenvolvimento de pessoas e profissionais. Segundo o professor Carlos Honorato, as empresas da cidade podem e devem ampliar a forma de ver e se relacionar onde está inserido. De acordo com ele, deve-se saber qual a área de influência que nós, enquanto município, queremos abranger e que as organizações tem que se dar conta que só serão competitivas se estiverem em uma cadeia competitiva, ou seja, não somos indivíduos singulares, precisamos estar inseridos em um grupo (cadeia).

Os encontros têm sido fundamental para o conhecimento, ampliação de visão, em especial para a construção de políticas públicas que possam contribuir para o desenvolvimento do município. Novas ideias, novos olhares sobre a possibilidade do exercício do planejamento em uma escala horizontal de crescimento, visando a garantia do direito à cidade por parte de todos, afirma Josélia Fraga, da secretaria municipal de educação e participante dos encontros.