Conhecer a realidade social da comunidade de Santo Antônio da Patrulha, inserir os gestores locais neste debate, com isso, identificar o grau de desenvolvimento local. Este é o objetivo da Associação Comercial Industrial e de serviços e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Santo Antônio da Patrulha em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande - FURG - Polo SAP, que desde janeiro de 2015 iniciaram o Estudo do Perfil Sócio Econômico da cidade, que já chegou a seu 6º encontro.
Na segunda-feira, dia 29 de junho, o tema do 6º encontro foi o agronegócio e desenvolvimento. O professor Marcelo Badejo, da FURG - Santo Antônio da Patrulha discutiu o cenário do agronegócio no município, bem como qual o efeito do movimento financeiro na economia. Além disso, ele explicou o conceito do agronegócio, desde os primórdios no Brasil, antes conhecido por agribusiness (1980) e após os anos 90, o termo agronegócio passou a ser utilizado. O agronegócio é, portanto, tudo o que está antes, dentro e depois da porteira.
Finalizando o encontro, o professor Jorge Gamarra, também da FURG, salientou a importância do desenvolvimento e gestão do agronegócio. O produtor rural deixou de ser apenas o “dono” da propriedade agrícola para se transformar num empresário rural. E atualmente não basta possuir conhecimentos sobre a forma de plantar/produzir determinado produto. A competitividade obriga os produtores a se modernizarem, a interagirem com o meio no qual está inserido, o que exige que eles mudem a maneira de administrar a sua propriedade.
|