Notícias

17/08/2015 ACISAP desenvolve pesquisa sobre a atual situação socioeconômica do município
A atual situação econômica do Brasil vem causando muita preocupação aos patrulhenses. Uma pesquisa sobre a atual situação socioeconômica do município foi desenvolvida pelo Setor de Comunicação da ACISAP, sob a supervisão da presidente Carmen Monteiro, orientação da secretária executiva Maria Beatriz Marques e participação de associados e empresários da cidade. Ela foi realizada entre os dias 29 de junho e 31 de julho de 2015 e teve como objetivo primordial, sentir o grau de dificuldade que estes estão passando e quais suas perspectivas para o futuro de nosso município.

Para isso, foram formuladas nove perguntas que estimularam os empresários a pensar como sua empresa está sendo afetada e qual a solução possível para este cenário. Cem por cento dos entrevistados afirmaram que Santo Antônio da Patrulha está passando por dificuldades econômicas e apontam a queda nas vendas, inadimplência dos clientes, impostos altos, baixa do faturamento, desemprego, moeda estrangeira em alta para compra de insumos, mudança de perfil dos clientes, falta de novos clientes e redução de investimentos como os principais impactos causados por ela.

Com relação às vendas, 69% afirmaram que tiveram queda, mas por incrível que pareça, 60% não precisaram demitir nenhum funcionário. Com a baixa nas vendas, a inadimplência aumentou cerca de 60%, com base em dados do ano passado. Assim como o brasileiro, o patrulhense é otimista com relação ao futuro: 54% dos entrevistados afirmaram que haverá melhoria no cenário e 37% das perspectivas são ruins.

Quando questionados sobre o que precisa melhorar para que a economia do município possa alavancar, foram citadas as seguintes soluções: Maior investimento no município, novas empresas, profissionalização e qualificação, incentivo às empresas do município, educação, saúde e infraestrutura, redistribuição de impostos e um choque de gestão.

Assessoria de Comunicação ACISAP/Joseane Reinaço