Notícias

29/09/2015 ESTUDO DO PERFIL SOCIOECONÔMICO DE SANTO ANTÔNIO DA PATRULHA: Encontro teve como tema a Agroecologia
Na segunda-feira, 28, ocorreu na sala Mara Lúcia Cardoso, Sede da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Santo Antônio da Patrulha – ACISAP, mais um encontro de estudos do projeto Perfil Socioeconômico do município, uma realização da entidade em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

O tema desse encontro foi “Aspectos de sustentabilidade ambiental e socioeconômica do Sistema de Produção Orgânico (SPO) e as oportunidades emergentes”, apresentado pelo professor Dr. Jean Philippe Révillion. Jean possui graduação em Agronomia, mestrado em Agronegócios e em Microbiologia Agrícola e do Ambiente e doutorado em Agronegócios. Atualmente é professor associado do departamento de tecnologia de alimentos da UFRGS e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios (CEPAN/UFRGS).

Em sua fala, o professor apresentou o atual cenário da sustentabilidade ambiental sob a perspectiva da crise e a partir disso, suas potencialidades no que tange a agricultura orgânica e seus reflexos na diminuição dos impactos ambientais. Em uma pesquisa realizada com consumidores de alimentos orgânicos em feiras e lojas especializadas de Porto Alegre/RS, aponta que a maioria dos consumidores fiéis compra em feiras de produtores, demonstra alta satisfação e confiança, não considera aspectos estéticos do alimento como importante para confiar que o produto é orgânico, consome orgânico todo o dia ou toda semana e as principais razões de recompra são: preocupação com a saúde, ambiente e manutenção do produtor no campo.

Estão agendados mais quatro encontros, que se estendem até o dia 30 de novembro deste ano. Os temas norteadores dos próximos encontros serão Marketing de Lugares, Improbidade, Logística reversa e Finanças públicas, respectivamente. Ao final do trabalho, será apresentado um Estudo do Perfil Socioeconômico da cidade, que tem por objetivo documentar e compartilhar dados e informações de Santo Antônio, visando estimular investidores e mostrar as potencialidades do município.

Assessoria de Comunicação ACISAP/Joseane Reinaço