Na segunda-feira, 05, ocorreu mais um encontro do Estudo do Perfil Socioeconômico do município na Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Santo Antônio da Patrulha – ACISAP, com o tema Marketing de Lugares: atraindo turistas, negócios e investimentos para a cidade, ministrado por Caroline da Costa Duschitz.
Caroline é bacharel em Relações Públicas pela PUCRS (2004), bacharel em Administração pela UFRGS (2010) e mestre em Administração pela mesma universidade. Atuou em departamentos de marketing de empresas como o Laboratório Weinmann e Springer Carrier. Atualmente é Professora Assistente em Administração na UERGS - Campus Porto Alegre e suas áreas de interesse são: Marketing, Alinhamento de Políticas Públicas, Comunicação Integrada e Logística.
Em sua fala, Caroline abordou conceitos de marketing e algumas ferramentas que poderiam ser utilizadas para uma melhor imagem do município, como site institucional, mídias sociais, materiais promocionais, entre outras. Uma comunicação eficaz é quando o público-alvo, tais como os cidadãos, trabalhadores e empresas, derivam satisfação de sua comunidade e quando os visitantes, novos negócios e investidores têm suas expectativas atendidas.
Para finalizar, foram apontados alguns itens para que o Marketing de lugares possa efetivamente dar certo: reconhecimento das motivações e necessidades dos visitantes/turistas expresso em imagem, marca e posicionamento do local, reforço dos fatores de competitividade e gestão dos produtos turísticos, uso das tecnologias da informação e comunicação, elevado profissionalismo e gestão do capital humano, sinergia entre os diversos públicos (visão de futuro partilhada) e parcerias público-privadas.
Assessoria de Comunicação ACISAP/Joseane Reinaço |