O 1º Núcleo da Mulher Empreendedora da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Santo Antônio da Patrulha – ACISAP realizou, na última terça-feira, 08, o sexto encontro do grupo com o tema Processos, com a parceria do Sebrae Gravataí.
Por meio da Clínica Tecnológica do Sebrae, que tem por objetivo fornecer soluções para problemas específicos de produtos e processos das micro e pequenas empresas e empreendedoras. O palestrante do Sebrae, João Nilto da Silva, destacou os quatro recursos imprescindíveis de uma empresa: as pessoas, a informação, o recurso financeiro e os recursos físicos. Também, abordou a importância da melhoria e desenvolvimento de processos produtivos, por meio da definição/ mapeamento de processos operacionais da empresa.
Após a palestra, a Consultora do projeto, Ivânia Backes, apresentou o Perfil das Mulheres Empreendedoras do grupo, com base em uma pesquisa aplicada nos primeiros encontros. De acordo com os questionários, 70% das Empreendedoras são do setor de serviços e 30% do comércio. 38% possuem Micro Empresas, 25% são Microempreendedoras Individuais – MEI, 22% são de Empresas de Pequeno Porte e 15% Lucro Real.
Quanto ao grau de instrução, 31% possuem Superior Completo com Especialização, 26% possuem Superior Incompleto, 23% possuem Superior Completo e 20% possuem Ensino Médio. Quanto ao tempo de atividade, 46% estão atuando no ramo há mais de 10 anos, 40% de 3 a 6 anos, 7% de 6 a 10 anos e 7% de 1 a 3 anos atuando.
Um dado importante colhido é de que 86% das Empreendedoras tiveram apoio familiar, ressaltando a importância da família quando se quer empreender. Estes e outros dados estarão disponíveis em breve no site da ACISAP, em www.acisap.com.br.
Veja mais em:
|