Notícias

02/01/2020 Cenário de vendas de Natal 2019 no Comércio Patrulhense - Expectativas e Realidades -
A época de final de ano é sinônimo de muito movimento e fluxo de clientes para o comércio, momento que em que há o aquecimento das vendas, promoções, aumento de contratações temporárias, horários especiais de atendimento. No decorrer do ano os lojistas vêm se preparando e fazendo a análise de como serão as vendas no final do ano, sempre buscando proporcionar o melhor para seus clientes, seja em produtos ou na qualidade do seu atendimento.
Os consumidores, de um modo geral, buscam sempre a qualidade e melhores preços dentro do comércio, shoppings, e para quem prefere a comodidade de não enfrentar filas e grandes movimentos, houve grande aposta nas compras via internet, através do e-commerce por grande parte da população.
Dentro do cenário de economia do país, a expectativa dos lojistas para o final de ano sempre é superar as vendas em relação ao ano anterior. Baseado no desempenho do varejo do Natal anterior, os níveis de venda no comércio patrulhense demonstraram um pouco de instabilidade, pois alguns segmentos não atingiram as metas esperadas quando comparadas às do ano passado nesta mesma época. A compra de presentes é uma tradição, e no período de Natal deste ano, de um modo geral, houve uma aposta maior na compra de lembranças pelos consumidores, com valores mais acessíveis, mas também foram registradas vendas de produtos de maior valor agregado.
Os setores do comércio de calçados e confecção, tiveram um bom fluxo de clientes registrados na véspera de Natal, as lojas estiveram movimentadas e os consumidores aproveitaram as promoções e estiveram em busca de melhores ofertas, porém sem abrir mão da qualidade para presentear, o nível de vendas não superou o do último ano, mas o período foi bom e reagiu dentro do previsto.
No segmento de acessórios e bijuterias a aposta dos consumidores foi em produtos de menor valor, por isso houve vendas e movimento registrados com números inferiores ao comparativo do ano passado.
Porém o setor varejista de bazar e presentes teve um aumento do fluxo de clientes bastante positivo, registrou uma melhora de 70% em relação às vendas de Natal do ano passado, onde 40% dos itens vendidos foram brinquedos e cerca de 35% em bazar, neste segmento os clientes apostaram em produtos com maior valor agregado e qualidade, tanto nos brinquedos quanto no bazar, desta forma as vendas superaram as expectativas dos lojistas desta área.
De acordo com os parâmetros do mês de dezembro, em relação ao ano passado, o segmento de alimentos, como supermercados, registrou até o Natal um volume de vendas de 3% a mais, o que configura níveis dentro dos padrões da normalidade de acordo com o cenário econômico do país, mesmo com o aumento do valor da carne bovina, com isso muitos consumidores optaram pela compra de aves, e diversos produtos como espumantes, além da compra de presentes.
Embora alguns setores do comércio tenham demonstrado certa instabilidade nas vendas no Natal 2019, de forma geral, as lojas e as ruas da cidade estiveram bastante movimentadas no mês de dezembro e o fluxo de clientes se manteve acelerado principalmente nos dias que antecederam à véspera, reagindo conforme o esperado.