No início do mês de dezembro de 2021 a Federação de Entidades Empresariais de Rio Grande do Sul - FEDERASUL manteve viva a campanha de doação de órgãos, através da condução da campanha Diga Sim à Doação de Órgãos – Nossas Famílias Precisam Saber, que durante seu lançamento transbordou de emoções e conscientização.
Durante o lançamento da campanha, houve depoimentos de transplantados, pacientes na fila do transplante, médicos, enfermeiras e religiosos, assim o tema ganhou nova dimensão com os números dos que aguardam por um transplante. De acordo com dados buscados pela FEDERASUL, no Brasil, 48.315 pessoas estão na fila à espera da doação de órgão. Destas, 967 são crianças. No Estado, 2.179 gaúchos aguardam na fila, sendo 56 crianças.
A campanha é uma iniciativa do Poder Judiciário Gaúcho, que estimula a doação de órgãos e se alia à Secretaria da Saúde do RS na busca pela diminuição da lista de receptores a espera de órgãos ou tecidos.
A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Santo Antônio da Patrulha – ACISAP é apoiadora desta campanha tão importante de conscientização da vida e de amor ao próximo. O Presidente da entidade Paulo José de Moraes Barros aderiu à campanha, e disse sim à doação de órgãos, tornando-se também um doador.
Para manifestar sua intenção de ser doador, assim como nosso Presidente Paulo José, basta entrar no site do projeto Doar é Legal www.doarelegal.tjrs.jus.br, preencher dados como nome, o CPF e dizer que deseja gerar a certidão. Logo em seguida, é possível imprimir, assinar e entregar, ou então remeter via e-mail para familiares e amigos.
|